JUNTE-SE À REVOLUÇÃO DOS MAKERS ALQUIMÉTRICOS!

ALQUIMÉTRICOS CRESCEU MUITO Y PRECISAMOS DE SEU TALENTO PARA CONTINUAR EXPANDINDO-NOS PARA OUTROS TERRITÓRIOS, PÚBLICOS Y CRIAR NOVAS REALIDADES

¿Quem somos?

Nós, Alquimétricos, gostamos de fazer, e é por isso que nos chamamos de makers ou fazedores.

Somos uma comunidade internacional de colaboradores interdisciplinares focada em compartilhar um poderoso recurso didático, principalmente em contextos socioeconômicos vulneráveis.

¿Qué fazemos?

Desenvolvemos uma coleção de brinquedos de código aberto (open source) que podem ser fabricados usando processos analógicos ou digitais, com materiais reciclados ou alternativos, e os disponibilizamos para educadores e qualquer pessoa curiosa - com vontade de brincar, aprender e fazer.

Que tipo de brinquedo são os Alquimétricos?

São blocos de montar geométricos, com os quais é possível construir estruturas geodésicas e infinitas outras possibilidades - planas e tridimensionais, simples ou complexas, estáticas ou móveis - que convidam, através do jogo, ao aprendizado, de geometria, matemática, arquitetura, mecânica, física, robótica e muito mais.

Onde queremos chegar?

Alquimétricos nasceu em 2015 e, desde então, levamos o projeto a diferentes países onde recebemos prêmios e reconhecimento. Hoje, queremos expandir nosso alcance para trazer kits, oficinas e materiais didáticos para mais comunidades sem acesso a produtos do tipo Lego® ou outros jogos modulares.

Quer se juntar a essa revolução?

Para continuarmos crescendo, precisamos de profissionais talentosos e apaixonados. Por isso, procuramos colaboradores que desejem fazer parte da comunidade Alquimétrica. Operamos sob uma lógica cooperativa, onde os papéis são atribuídos de acordo com interesses, conhecimento e o que você mais tem vontade de fazer!

28922524392_f37cc0ca90_h

PROCURAMOS

Fundraising / Captação de recursos

Queremos expandir nosso escopo e fortalecer as capacidades da equipe. Para isso, procuramos alguém criativo, que nos guie na busca por fundos, bolsas e subsídios. Esperamos alguém que possa assumir a agenda e a aplicação das convocatórias, que possa sugerir ideias estratégicas para melhorar e lapidar o projeto para obtermos os recursos necessários para alcançar…

Ler Mais

Gestorx cultural e produtorx executivx

Estamos à procura de alguém capaz de mapear oportunidades para implementar o projeto. Buscamos pessoas com habilidades operacionais para ativar a realização de workshops, cursos e intervenções de Alquimétricos – seja em seu planejamento, seja em sua produção e execução, com o auxílio na logística, na burocracia e em outros recursos mágicos para que cada…

Ler Mais

Gestión administrativa/contable/legal

Buscamos pessoas organizadas, com talento para surfar em burocracias administrativas, finanças e legislação, sem abdicar de um ambiente criativo. Queremos fortalecer a gestão dos Alquimétricos através de metodologias, ferramentas e procedimentos que garantam a horizontalidade do projeto – com processos simplificados e custos reduzidos ao mínimo. Estamos à procura de alguém que possa nos ajudar…

Ler Mais

Produção audiovisual

Alquimétricos é uma fábrica de histórias. Por meio deles, acontecem muitas coisas, pequenas e grandes, às vezes simultâneas. Estamos à procura de alguém interessado em gravar, editar e pós-produzir peças audiovisuais, informativas, instrutivas, promocionais e de performance para documentar e divulgar o projeto. Você terá muita liberdade de expressão! Buscamos alguém em quem possamos confiar…

Ler Mais

Didática e gestão do conhecimento

Ajude-nos a transmitir nossas tecnologias e metodologias através de nossos protótipos, instruções e manuais, até nossas próprias experiências e aprendizagem. É vital que o projeto alcance mais pessoas e lugares ao redor do mundo em uma linguagem simples e inclusiva.Pedagogxs formais e informais são mais que bem vindxs. Estamos à procura de uma mente talentosa…

Ler Mais

Pesquisa + desenvolvimento

Pesquisa técnica. Design de produtos, metodologias, tecnologias. Documentação do processo. Realização de testes de campo e reunião de experiências. Atualização de repositórios, fontes bibliográficas, referências, bases de conhecimento. Gestão de propriedade intelectual livre. Produção de texto, esboços, instruções, tutoriais de implementação e uso. Primeiramente queremos compartilhar essas informações com nossa comunidade de colaboradores, facilitadores, designers…

Ler Mais

Tradutorxs e gestão multi-linguística

Alquimétricos nasceu em 2015 na Argentina. Agora, ele também mora no Brasil, mas viaja pela América do Norte, Europa, África e já chegou até à China! Como em uma comunidade internacional, é vital traduzir e gerenciar a ampla gama de parceiros de conteúdo e tradução em diferentes idiomas. Não precisamos de uma única pessoa que…

Ler Mais

Desenvolvimento web e design

Nosso site e nossas redes sociais foram construídos com muito amor e esforço, mas sabemos que eles têm muito a melhorar. Planejamos fazê-los crescer e transformá-los em plataformas de intercâmbio e disseminação de conhecimento para que pessoas de todo o mundo possam consultar, hackear e publicar suas criações alquimétricas para compartilhá-las com o resto da…

Ler Mais

Comunicação / CMM

Se escrever, influenciar nas redes sociais e na mídia estão na sua zona de interesse, queremos você ao nosso lado em nossos próximos desafios: estamos à procura de especialistas em gerenciamento de mídia social. As tarefas incluem atualização e automação de publicações em nossas plataformas web para blogging, video blogging, narração, criação de narrativas (storytelling)…

Ler Mais

O que já alcançamos?

Em 2018, fomos escolhidos para sermos bolsistas do MIT Media Lab e visitamos o Lifelong Kindergarten em Boston através da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (da qual somos membros) e da Fundação Lemann. Participamos do Creative Commons Summit (comunidade da qual também fazemos parte) em Lisboa e em Toronto; Conquistamos o Prêmio ArCiTec de Arte, Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Nacional - Escola Regional de Buenos Aires e apresentamos o Play_Alquibots() no Centro Cultural San Martín. O ano de 2018 terminou com uma experiência maravilhosa em Shenzhen, China, convidada pela comunidade GOSH (Gathering for Open Science Hardware).

MODELO DE SUSTENTABILIDADE VALIDADO E ESCALÁVEL

Financiamos nossa atividade através de projetos educacionais, artísticos e produtivos. Nos últimos 3 anos, angariamos recursos que nos permitem desenvolver Alquimétricos por meio de cursos e oficinas; ganhamos prêmios, bolsas, fundos de patrocínio artístico e vendemos produtos e serviços baseados nas tecnologias abertas que exploramos. A experiência nos mostra diversas oportunidades altamente escaláveis: é por isso que precisamos de você em nossa rede.

HORIZONTALIDADE E (QUASE) NADA DE BUROCRACIA

Somos um grupo aberto e nos adaptamos ao desafio de trabalhar em rede: avaliamos resultados e processos por projeto e buscamos formas de distribuição justa e ágil pelos esforços e contrapartidas. Combinar flexibilidade e transparência, horizontalidade e responsabilidade é um exercício que define o nossa rotina de trabalho. Fortalecer e formalizar tais processos de tomada de decisão, participação, avaliação e melhoria permanente é uma prioridade e um aprendizado ao qual nos propomos a estruturar, tanto nas pequenas quanto nas grandes oportunidades cotidianas.

CRESCIMENTO EXPONENCIAL E PARTILHA DA ABUNDÂNCIA

Nosso objetivo é levar essas e outras ecotecnologias para todos os cantos do mundo, sempre que possível. Sim, para o seu bairro também. Estamos na era da Glocalização, quando o que acontece no seu quarteirão e em outro do outro lado do mundo se encontram, onde compartilhamos e nos comunicamos em velocidades e em uma quantidade prevista apenas pela ficção científica. Neste mundo hiper-tecnológico, mas ainda muito desigual, temos a oportunidade de gerar impacto de forma orgânica, crescente e viral, ao mesmo tempo em que vivemos e nos divertimos (muito!).

Manifesto

Por trás dessa "pequena" idéia, mobilizamos alguns grandes princípios fundamentais de design, produção, abordagem metodológica, barreiras materiais, culturais, financeiras e de entrada simbólica

Cultura Maker

Nos concentramos em brinquedos didáticos sob a lógica DIY (Do it yourself, faça você mesmo) e DIWO (Do it with others, faça com outros), como um instrumento de desenvolvimento social, econômico, pessoal e coletivo apoiado por tecnologia, ciência e arte.

Inclusão e soberania tecnológica

Lidamos com dois grandes problemas: desperdício em excesso e falta de programas educacionais focados em tecnologias de baixo orçamento com alto impacto educacional como forma de construir uma sociedade mais justa e saudável.

Conhecimento livre

Tudo o que fazemos é open source, pois acreditamos que o conhecimento deve ser compartilhado e que o direito de brincar e aprender não deve ser limitado pela possibilidade de acesso a brinquedos didáticos industrializados.

Comunidade horizontal

Nos organizamos de forma cooperativa, com uma lógica de distribuição de acordo com o tipo de trabalho e tempo com o qual você está disposto a se comprometer.

Todos podem fazer parte do projeto que eles gostam, contribuindo algumas horas por semana ou mês até assumir a responsabilidade pela coordenação de toda uma área.

Reduzir, Reciclar e Reutilizar

Nossos brinquedos podem ser fabricados a partir de materiais alternativos ou recicláveis (convidando a uma reflexão sobre o consumismo e a obsolescência programada) e desenvolvemos guias educacionais para educadores e atividades sobre arte, ciência e tecnologia, para fazer na escola, ao ar livre, ou em família.

Pedagogias inovadoras

Somos inspirados pelas correntes pedagógicas que priorizam o campo STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), a proposta educacional do MIT Media Lab conhecida como Creative Learning, pelo Construtivismo e pelo Construcionismo. Estamos abertos a incorporar novas propostas e abordagens educacionais.

Crescimento exponencial

Finalmente, somos uma empresa / startup, com um propósito social. Validamos distintas fontes de financiamento e sustentabilidade, e agora buscamos ampliá-las e transformá-las de forma sustentada em diferentes partes do mundo, simultaneamente. Não pensamos em competição, mas em colaboração em nível global.

¿QUER SER PARTE DE ALQUIMÉTRICOS?