JUNTE-SE À REVOLUÇÃO DXS MAKERS ALQUIMÉTRICXS!

ALQUIMÉTRICOS CRESCEU MUITO E PRECISAMOS DE SEU TALENTO PARA CONTINUAR EXPANDINDO PARA OUTROS TERRITÓRIOS, PÚBLICOS E CONTINUAR A CRIAR JUNTXS NOVAS REALIDADES.

Quem somos?

Nós, Alquimétricos, gostamos de criar, e é por isso que nos chamamos de makers ou fazedores.

Somos uma comunidade internacional de colaboradores interdisciplinares focada em compartilhar um poderoso recurso didático, principalmente em contextos socioeconômicos vulneráveis.

O qué fazemos?

Desenvolvemos uma coleção de brinquedos de código aberto (open source) que podem ser fabricados usando processos analógicos ou digitais, com materiais reciclados ou alternativos, e os disponibilizamos para educadores e qualquer pessoa curiosa - com vontade de brincar, aprender e fazer.

Que tipo de brinquedo são os Alquimétricos?

São blocos de montar geométricos, com os quais é possível construir estruturas geodésicas e infinitas outras possibilidades - planas e tridimensionais, simples ou complexas, estáticas ou móveis - que convidam, através do jogo, ao aprendizado, de geometria, matemática, arquitetura, mecânica, física, robótica e muito mais.

Onde queremos chegar?

Alquimétricos nasceu em 2015 e, desde então, levamos o projeto a diferentes países onde recebemos prêmios e reconhecimento. Hoje, queremos expandir nosso alcance para trazer kits, oficinas e materiais didáticos para mais comunidades sem acesso a produtos do tipo Lego® ou outros jogos modulares.

Quer se juntar a essa revolução?

Para continuarmos crescendo, precisamos de profissionais talentosos e apaixonados. Por isso, procuramos colaboradores que desejem fazer parte da comunidade Alquimétrica. Operamos sob uma lógica cooperativa, onde os papéis são atribuídos de acordo com interesses, conhecimento e o que você mais tem vontade de fazer!

28922524392_f37cc0ca90_h-e1528682092984-panorama

PROCURAMOS

Fundraising / Captação de recursos

Queremos expandir nosso escopo e fortalecer as capacidades da equipe. Para isso, procuramos alguém criativo, que nos guie na busca…

Ler mais

Gestorx cultural e produtorx executivx

Estamos à procura de alguém capaz de mapear oportunidades para implementar o projeto. Buscamos pessoas com habilidades operacionais para ativar…

Ler mais

Gestão administrativa/contável/legal

Buscamos pessoas organizadas, com talento para surfar em burocracias administrativas, finanças e legislação, sem abdicar de um ambiente criativo. Queremos…

Ler mais

Produção audiovisual

Alquimétricos é uma fábrica de histórias. Por meio deles, acontecem muitas coisas, pequenas e grandes, às vezes simultâneas. Estamos à…

Ler mais

Didática e gestão do conhecimento

Ajude-nos a transmitir nossas tecnologias e metodologias através de nossos protótipos, instruções e manuais, até nossas próprias experiências e aprendizagem.…

Ler mais

Pesquisa + desenvolvimento

Pesquisa técnica. Design de produtos, metodologias, tecnologias. Documentação do processo. Realização de testes de campo e reunião de experiências. Atualização…

Ler mais

Tradutorxs e gestão multi-linguística

Alquimétricos nasceu em 2015 na Argentina. Agora, ele também mora no Brasil, mas viaja pela América do Norte, Europa, África…

Ler mais

Desenvolvimento web e design

Nosso site e nossas redes sociais foram construídos com muito amor e esforço, mas sabemos que eles têm muito a…

Ler mais

Comunicação / CMM

Se escrever, influenciar nas redes sociais e na mídia estão na sua zona de interesse, queremos você ao nosso lado…

Ler mais

O que já alcançamos?

Em 2018, fomos escolhidos para sermos bolsistas do MIT Media Lab e visitamos o Lifelong Kindergarten em Boston através da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (da qual somos membros) e da Fundação Lemann. Participamos do Creative Commons Summit (comunidade da qual também fazemos parte) em Lisboa e em Toronto; Conquistamos o Prêmio ArCiTec de Arte, Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Nacional - Escola Regional de Buenos Aires e apresentamos o Play_Alquibots() no Centro Cultural San Martín. O ano de 2018 terminou com uma experiência maravilhosa em Shenzhen, China, convidada pela comunidade GOSH (Gathering for Open Science Hardware).

MODELO DE SUSTENTABILIDADE VALIDADO E ESCALÁVEL

Financiamos nossa atividade através de projetos educacionais, artísticos e produtivos. Nos últimos 3 anos, angariamos recursos que nos permitem desenvolver Alquimétricos por meio de cursos e oficinas; ganhamos prêmios, bolsas, fundos de patrocínio artístico e vendemos produtos e serviços baseados nas tecnologias abertas que exploramos. A experiência nos mostra diversas oportunidades altamente escaláveis: é por isso que precisamos de você em nossa rede.

HORIZONTALIDADE E (QUASE) NADA DE BUROCRACIA

Somos um grupo aberto e nos adaptamos ao desafio de trabalhar em rede: avaliamos resultados e processos por projeto e buscamos formas de distribuição justa e ágil pelos esforços e contrapartidas. Combinar flexibilidade e transparência, horizontalidade e responsabilidade é um exercício que define o nossa rotina de trabalho. Fortalecer e formalizar tais processos de tomada de decisão, participação, avaliação e melhoria permanente é uma prioridade e um aprendizado ao qual nos propomos a estruturar, tanto nas pequenas quanto nas grandes oportunidades cotidianas.

CRESCIMENTO EXPONENCIAL E PARTILHA DA ABUNDÂNCIA

Nosso objetivo é levar essas e outras ecotecnologias para todos os cantos do mundo, sempre que possível. Sim, para o seu bairro também. Estamos na era da Glocalização, quando o que acontece no seu quarteirão e em outro do outro lado do mundo se encontram, onde compartilhamos e nos comunicamos em velocidades e em uma quantidade prevista apenas pela ficção científica. Neste mundo hiper-tecnológico, mas ainda muito desigual, temos a oportunidade de gerar impacto de forma orgânica, crescente e viral, ao mesmo tempo em que vivemos e nos divertimos (muito!).

Manifesto

Por trás dessa "pequena" idéia, mobilizamos alguns grandes princípios fundamentais de design, produção, abordagem metodológica, barreiras materiais, culturais, financeiras e de entrada simbólica

Cultura Maker

Nos concentramos em brinquedos didáticos sob a lógica DIY (Do it yourself, faça você mesmo) e DIWO (Do it with others, faça com outros), como um instrumento de desenvolvimento social, econômico, pessoal e coletivo apoiado por tecnologia, ciência e arte.

Inclusão e soberania tecnológica

Lidamos com dois grandes problemas: desperdício em excesso e falta de programas educacionais focados em tecnologias de baixo orçamento com alto impacto educacional como forma de construir uma sociedade mais justa e saudável.

Conhecimento livre

Tudo o que fazemos é open source, pois acreditamos que o conhecimento deve ser compartilhado e que o direito de brincar e aprender não deve ser limitado pela possibilidade de acesso a brinquedos didáticos industrializados.

Comunidade horizontal

Nos organizamos de forma cooperativa, com uma lógica de distribuição de acordo com o tipo de trabalho e tempo com o qual você está disposto a se comprometer.

Todos podem fazer parte do projeto que eles gostam, contribuindo algumas horas por semana ou mês até assumir a responsabilidade pela coordenação de toda uma área.

Reduzir, Reciclar e Reutilizar

Nossos brinquedos podem ser fabricados a partir de materiais alternativos ou recicláveis (convidando a uma reflexão sobre o consumismo e a obsolescência programada) e desenvolvemos guias educacionais para educadores e atividades sobre arte, ciência e tecnologia, para fazer na escola, ao ar livre, ou em família.

Pedagogias inovadoras

Somos inspirados pelas correntes pedagógicas que priorizam o campo STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), a proposta educacional do MIT Media Lab conhecida como Creative Learning, pelo Construtivismo e pelo Construcionismo. Estamos abertos a incorporar novas propostas e abordagens educacionais.

Crescimento exponencial

Finalmente, somos uma empresa / startup, com um propósito social. Validamos distintas fontes de financiamento e sustentabilidade, e agora buscamos ampliá-las e transformá-las de forma sustentada em diferentes partes do mundo, simultaneamente. Não pensamos em competição, mas em colaboração em nível global.

¿QUER SER PARTE DE ALQUIMÉTRICOS?