Perguntas frequêntes Convocatória de colaboradorxs

O trabalho é voluntário?

Não. Nossa rede de colaboradores está em expansão e queremos que os novos membros da equipe se apropriem do projeto e contribuam para o seu desenvolvimento com comprometimento, responsabilidade e diversão – dentro de suas possibilidades e desejos, em conjunto com as prioridades e necessidades do projeto.

As colaborações são pagas?

Depende da iniciativa. Existem subprojetos com mais retorno financeiro do que outros. Por exemplo: a venda de produtos e obras, a realização de oficinas contratadas, editais, bolsas e concursos costumam ter remuneração direta.

Já subprojetos como implementação e gerenciamento de plataforma e conteúdo para sites e redes sociais, produção de releases e materiais de ensino e tarefas de comunicação são necessidades estratégicas com retorno de médio e longo prazo. Ao mesmo tempo, são essenciais para alcançar a sustentabilidade global do projeto.

Portanto, ao pagar as receitas de cada projeto, consideramos um equilíbrio entre as colaborações, bem como a necessidade, o desejo e a urgência que cada colaborador expressa em relação ao recebimento de sua remuneração. Tudo depende do quanto de energia investida por cada colaborador no processo em que está inserido.

Como a distribuição de dividendos é decidida nos casos de projetos com verba?

Temos um modelo de pontuação colaborativa baseado nas experiências dos últimos 3 anos de gerenciamento e desenvolvimento de projetos. Lá, contamos a média de horas consumidas em cada camada de cada subprojeto, e a partir dela elaboramos o retorno para cada perfil de mão-de-obra envolvido. Nem todos os projetos requerem intervenção de todos, mas essa pontuação definida é um ponto de partida para orçar e avaliar os resultados antes de distribuir dividendos.

Os critérios estão abertos a colaboradores e são discutidos e acordados de modo coletivo, para que sejam atualizados de acordo com as realidades locais e os desenvolvimentos de cada projeto.

Alquimétricos têm dívidas ou credores?

O projeto não tem dívidas substanciais, mas gostaríamos de premiar as pessoas que possibilitaram que Alquimétricos tenha chegado até aqui – e que o ajudam a ir além. Trabalhamos com uma espécie de “crédito”, que se tornará mais funcional conforme a parte administrativa e de transparência contábil das contribuições estejam devidamente organizadas.

Reservamos uma pequena parte das verbas para contribuir com o projeto de base Alquimétrica e com as colaborações recebidas até o momento, que nem sempre foram pagas. Esta não é uma prioridade, e está limitada à possibilidade e à eventual abundância – dadas as obrigações e urgências mais imediatas.

Portanto, ao pagar as receitas de cada projeto, consideramos um equilíbrio entre as colaborações, bem como a necessidade, o desejo e a urgência que cada colaborador expressa em relação ao recebimento de sua remuneração.

Deja un comentario